Qual a diferença entre móveis planejados e sob medida?

Aprenda de uma vez por todas qual a diferença entre móveis planejados e sob medida

Algo natural ao reformar ou decorar é conhecer as melhores opções do mercado, a fim de escolher o que há de mais bonito à disposição. Dentro desse processo de pesquisa, as pessoas se deparam com algumas opções, como é o caso dos móveis planejados e sob medidas.

Quem pensa em decorar a casa com mobiliário de qualidade, invariavelmente se depara com essas duas opções. Logo, uma dúvida recorrente vem à tona: qual a diferença entre móveis planejados e sob medida?

Essa é uma questão importante para quem busca decorar a casa, uma vez que o resultado final tem influência no tipo de mobiliário escolhido.

Portanto, a fim de eliminar qualquer dúvida, listamos as diferenças entre móveis planejados e sob medida.

Diferenças entre móveis planejados e móveis sob medida

Quando falamos em móveis feitos sob medida, estamos tratando de um tipo de móvel projetado com base nas medidas do imóvel e do ambiente.

Em outras palavras, os móveis sob medida são projetos criados do zero, que visam adequar a mobília de acordo com cada curva e medida do ambiente.

Portanto, para cada cômodo, o móvel produzido sob medida terá um corte que se encaixa perfeita e milimetricamente ao local.

Inclusive, ao optar pelo mobiliário sob medida, é possível ter um móvel com mais detalhes e que se adapta ao espaço de forma eficaz e orgânica, tanto em ambientes pequenos como grandes.

Já o móvel planejado nada mais é que um mobiliário montado através da uma modulação padrão de medidas.  Ou seja, utilizam-se módulos pré-fabricados que, ao serem encaixados, dão forma os móveis.

Podemos dizer, então, que os móveis planejados trabalham com a fabricação de modulados, feitos a partir de medidas padrão.

Então, a partir das peças já fabricadas, a loja especializada irá elaborar o projeto com as peças moduladas, bastando apenas montá-las de acordo com o ambiente.

Móveis planejados e sob medida: matéria prima

Tanto os móveis sob medida quanto os planejados são feitos a partir de painéis de madeira, geralmente de eucalipto e pinus de áreas reflorestadas.

Claro, cabe ressaltar que é importante checar com a empresa especializada qual a qualidade dos materiais utilizados na fabricação do mobiliário, de modo a garantir um produto final qualificado e à altura.

Móveis planejados e sob medida: benefícios

Os móveis encontrados em lojas especializadas em decoração de interiores oferecem muitos benefícios. Então, confira a lista que separamos com algumas das principais vantagens ao optar por decorar a casa, apartamento, escritório ou empresa com móveis planejados ou sob medida.

Otimização dos espaços

Optar pela decoração da casa com móveis planejados ou sob medida oferece um ótimo benefício: a otimização dos espaços.

Os móveis sob medida garantem que cada espaço do imóvel seja aproveitado de forma mais eficiente. Não há, portanto, porque ter que se preocupar, por exemplo, em adaptar a casa aos tradicionais móveis, que já vêm pronto e com tamanho definidos.

Os móveis planejados vieram para facilitar a decoração da casa, otimizando cada espaço disponível, tornado o ambiente muito mais funcional e modelado a partir das medidas do espaço.

Então, é possível dizer que a grande vantagem do mobiliário modulado e sob medida é poder adequar o ambiente às medidas dos móveis.

Qualidade acima da média

Outro importante benefícios que os móveis sob medida e modelados oferecem tem relação com a qualidade diferenciada.

Esse tipo de mobília dura mais que os móveis comuns, aqueles produzidos em massa e vendido em lojas varejistas populares.

Para se ter uma ideia, o mobiliário sob medida pode ter uma vida útil quatro vezes maior que os móveis comuns.

É muito recorrente, inclusive, que os móveis sob medida durem décadas e décadas.

Não à toa, cada vez mais pessoas investem no mobiliário sob medida como a opção de melhor custo-benefício, valorizando cada centavo investido.

Valorização do imóvel

Quando as pessoas optam por decorar a casa com móveis planejados ou sob medida uma coisa é certa: o imóvel será mais valorizado.

Ao vender ou alugar um imóvel decorado com móveis planejados ou sob medida, existe uma natural valorização.

Isso se deve, como já citamos acima, aos inúmeros benefícios que esse tipo de mobiliário oferece aos moradores, como a excelente qualidade dos móveis e a otimização dos espaços.

Portanto, caso você queira vender uma casa ou colocar um imóvel para alugar, saiba que ter móveis sob medida ou planejados, além de aumentar o valor, torna-se um diferencial.

Inspire-se

Inspire-se com esses exemplos de casas decoradas com móveis feitos sob medida

Qual a diferença entre móveis planejados e sob medida?