Melhores tipos de revestimento para cozinha

Através desse artigo, conheça quais são os melhores revestimentos para cozinha, tanto para a parede como para o chão

Quando enfim chega o momento de construir ou reformar a cozinha, uma dúvida natural vem à tona: quais os melhores tipos de revestimento para cozinha?

Como você deve imaginar, existem diversos revestimentos disponíveis no mercado, desde os mais simples até os mais bem acabados.

Independentemente da sua cozinha, seja ela grande ou pequena, escolher o revestimento não é uma tarefa simples, por isso merece total atenção no momento de tomar uma decisão.

Todavia, antes de falarmos sobre os revestimentos em si, é importante dizer que é preciso analisar a cozinha antes de fazer uma escolha.

Por exemplo, se você possui uma cozinha pequena e quer uma sensação de amplitude maior, alguns revestimentos são mais recomendados que outros.

Portanto, a escolha do revestimento para cozinha precisa sempre ser feita com calma e precisão, sem pressa.

Agora, conheça alguns dos melhores tipos de revestimentos para cozinha da sua casa ficar linda e bem acabada.

Revestimento para cozinha: parede

O revestimento da parede da cozinha requer, assim como o chão, muito cuidado durante a escolha.

É preciso, como já dissemos, analisar a cozinha e identificar o revestimento que se adapta melhor às suas necessidades, gostos e preferências.

Para ajudá-los, listamos alguns dos revestimentos mais bonitos e populares do mercado. Confira.

1) Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico se tornou uma tendência, sendo utilizado em diversas cozinhas. A origem desse tipo de revestimento se deu no século passado, nos anos 1980.

Nos últimos anos, o que presenciamos foi o surgimento de uma febre decorativa. E não é à toa, já que o ladrilho hidráulico é um revestimento lindo do século passado e, paradoxalmente, ao mesmo tempo muito moderno.

Pode-se usar o ladrilho hidráulico de diversas formas, como acima da bancada, da pia e muito mais. Basta usar a imaginação e voilà, tudo estará lindo e moderno, do jeito como idealizou.

 

 

 

2) Pastilhas

As pastilhas são outro tipo de revestimento muito popular nas cozinhas das casas e apartamentos.

No aspecto visual, as pastilhas são muito parecidas com os ladrilhos hidráulicos, já elas quebram a monotonia da cozinha, com detalhes em outras cores que causam um resultado muito bonito no ambiente.

Outro lado positivo das pastilhas tem relação com o valor.

De modo geral, as pastilhas são mais baratas, se comparadas a outros tipos e modelos de revestimento disponíveis no mercado.

Existem ainda tipos de pastilhas ainda mais em conta, que são as pastilhas de adesivo.

As pastilhas adesivas são colocadas de forma muito simplificada: basta apenas colá-las na parede, sem quebra-quebra e sujeira. Ou seja, não é preciso contratar sequer um profissional, um pedreiro e afins.

O efeito visual, inclusive, é muito similar ao das pastilhas tradicionais, colocadas como revestimento da alvenaria.

 

 

 

 

3) Azulejo

Os azulejos são, talvez, os revestimentos para cozinha mais comuns do mercado. E isso se deve justamente ao excelente custo-benefício.

Antigamente, os azulejos de cozinha ficavam restritos a cores simples, sem muitos detalhes. Atualmente, porém, o cenário mudou. Você pode encontrar azulejos de diferentes formatos e cores, saindo desde o branco básico até os mais coloridos e trabalhados.

Inclusive, existem no mercado azulejos que simulam muito bem outros revestimentos, como as pastilhas e ladrilhos.

O efeito visual, claro, não é igual, mas o resultado é igualmente bonito, valendo muito a pena.

 

4) Tijolo

Os tijolos são, talvez, os revestimentos para cozinha mais raros de encontrar nas casas. Mas isso se deve não pela sua beleza, mas sim por ser ainda uma novidade que requer um investimento mais elevado.

O revestimento de parede em tijolo é muito usado em cozinhas modernas, que remetem a uma decoração industrial.

O resultado é muito bonito e causa uma sensação extremamente agradável à cozinha.

A desvantagem fica por conta do trabalho elevado que dá para colocar os tijolos, sem mencionar o preço mais alto, sobretudo quando o comparamos aos demais revestimentos para cozinha, como azulejo, pastilha etc.

 

 

 

Revestimento para cozinha: chão

O chão merece tanta atenção quanto as paredes. Portanto, acertar na escolha é muito importante para assegurar um resultado muito bonito no término da obra.

Então, conheça algumas das melhores opções de revestimento de chão para a cozinha da sua casa. Confira!

1) Granito

O granito é, sem dúvida, um dos materiais mais bonitos de se colocar no chão da cozinha, já que o ambiente fica com um toque decorativo muito bonito e elegante.

Por ter um acabamento ótimo, o granito naturalmente possui alta durabilidade e resistência, mantendo-se anos e anos com uma aparência agradabilíssima.

Além de ser durável e lindo, o granito facilita também a manutenção e limpeza do chão da cozinha, facilitando muitas vezes o dia a dia no ambiente.

 

 

2) Porcelanato

O uso do porcelanato tornou-se muito comum, sobretudo pela visual moderno que ele traz à cozinha.

Isso se deve às placas grandes, em superfície lisa, que requer menos rejunte ao instalar. E não para por aí, já que o piso em porcelanato é mais vivo que outros revestimentos.

O aspecto brilhante dá vida ao piso, tornando-se, assim, uma opção excelente para quem deseja ter uma cozinha com um visual mais moderno e vivo.

 

 

 

3) Ladrilhos  hidráulicos

Novamente, os ladrilhos hidráulicos aparecem na lista. Dessa vez, como revestimento para o piso da cozinha.

Utiliza-se com muita frequência o ladrilho hidráulico em cozinhas menores, principalmente em apartamentos.

Em cozinhas muito grandes, o resultado visual talvez não fique como o esperado, já que os ladrilhos hidráulicos possuem cores vivas e fortes.

 

 

4) Madeira

Os pisos em madeira vão além dos quartos e salas. Quando instalados de forma harmoniosa com o restante da decoração da cozinha, o resultado é um ambiente moderno e extremamente bonito.

Para as pessoas que são um pouco receosas quanto ao uso do piso em madeira na cozinha, existem outros tipos de revestimento, como o porcelanato, que simulam o aspecto natural e em tons marrons da madeira.

 

 

 

5) Cerâmica

A cerâmica é com certeza o mais popular revestimento de cozinha utilizado para o chão.

Claro, isso acontece pelos preços mais em conta. Portanto, se você deseja reformar gastando menos, a cerâmica pode ser uma opção viável.

No mercado, existem pisos em cerâmica com diferentes tipos de desenhos, justamente para se adequar aos mais variados gostos e preferências.

 

Melhores tipos de revestimento para cozinha