Dicas de decoração: como deixar sua casa mais bonita

Através deste artigo, confira algumas das melhores dicas de decoração; saiba como deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante

A decoração da casa é o que torna o ambiente mais aconchegante, receptivo e harmonioso. Seja a cozinha, o quarto, o banheiro ou a sala, uma decoração bem feita dá vida a qualquer residência.

Convenhamos, não há nada mais prazeroso que receber a visita de um amigo ou familiar e escutar longos elogios com relação à decoração da casa.

Criar um ambiente agradável do ponto de vista decorativo pode parecer um pouco complicado, mas seguindo algumas dicas, essa etapa pode ficar muito mais fácil.

Portanto, tendo em mente a importância de um ambiente prazeroso de se estar, listamos algumas dicas de decoração extremamente úteis que vão ajudar a deixar sua casa mais harmoniosa e receptiva.

1) Opte por uma decoração mais clean

Quando falamos em decoração da casa, às vezes, o famoso dito popular “menos é mais” entra em cena.

Ambientes ou cômodos com uma decoração carregada tendem a deixar o local com um aspecto mais poluído.

A poluição visual e o excesso de informações tornam a decoração longe do ideal. Em inúmeros casos, a casa é muito bonita; mas, por conta da decoração pesada, o local fica com uma aparência feia e bagunçada.

Portanto, tendo tudo isso em mente, a dica é optar por uma decoração mais clean, minimalista e sóbria.

Dessa forma, com uma decoração mais leve, o ambiente valoriza os detalhes que muitas vezes ficam ocultos em meio à decoração poluída e em excesso.

Então, a melhor dica é evitar muitos quadros, porta-retratos e outros excessos comuns em muitas casas.

2) Mobiliário sob medida

Engana-se quem pensa que os móveis da casa não fazem parte da decoração.  Um ambiente decorado vai além de quadros, cortinas, porta-retratos etc.

Por isso, uma das melhores dicas de decoração é escolher um mobiliário sob medida, sobretudo pelo resultado bonito e contemporâneo.

Casas com móveis produzidos sob medida tornam o ambiente mais moderno e agradável, além de mais funcional, já que os espaços são melhores aproveitados.

Por ser produzido de acordo com as necessidades dos clientes, o mobiliário sob medida deixa a casa com um toque mais pessoal e aconchegante, naturalmente.

Apenas evite, como na primeira dica, ofuscar a beleza do mobiliário sob medida com uma decoração muito poluída.

 

3) Una o útil ao agradável

Escolher objetos e móveis com mais de uma função  está entre as mais eficientes dicas de decoração. A ideia por trás desse truque é aproveitar melhor os espaços disponíveis na casa.

Em casas menores, essa dica de decoração pode ser decisiva para deixar o ambiente mais bonito e espaçoso.

Por exemplo: em vez de comprar uma cama normal e um armário, opte por uma cama box, com espaço interno para armazenamento de roupas, toalhas ou cobertores.

Essa pode ser uma escolha interessante, já que a cama box acaba sendo mais uma opção para armazenar itens da casa, sobrando, assim mais espaço.

4) Utilize cores que valorizem o espaço da casa

Ao pensar na decoração da casa, uma excelente dica é utilizar cores que valorizem a casa.

Em espaços menores, a dica é optar por tintas e revestimentos mais leves. O efeito criado com essas cores mais leves é de um espaço com mais profundidade e amplitude. Isto é, a sensação é de que o espaço é maior.

Cores mais fortes, em contrapartida, acabam deixando o local com um aspecto ainda menor.

Em ambientes maiores, é possível fazer uma variação maior de cores. Uma das dicas é pintar ou revestir uma das paredes com uma tonalidade de cor diferente das demais, quebrando, assim, a monotonia das cores.

5) Mantenha o ambiente sempre organizado

Ambientes organizados criam um efeito extremamente interessante na casa. Revistas devidamente empilhadas, livros e quadros alinhados, etc tornam a casa mais bonita e receptiva.

Portanto, valorize ainda mais a organização da casa.

6) Integração do ambiente

Uma excelente dica é criar uma integração entre os ambientes da casa. Do ponto de vista decorativo, esse tipo de mudança deixa a casa mais harmoniosa e agradável.

Além disso, o ambiente fica com um ar mais moderno. Não à toa, cada vez mais casas e apartamentos apostam nesse tipo de integração para criar um ambiente mais bonito.

7) Decoração verde

Uma excelente dica de decoração é colocar na casa plantas, vasos, árvores, etc. A ideia é tornar o ambiente mais bonito, utilizando a beleza natural das plantas e do verde.

O resultado final é uma casa mais tranquila e fresca, com toques sutis de leveza que quebram a uniformidade das cores, revestimentos e afins.

8) Iluminação

A iluminação também faz parte de uma casa bem decorada. Ambientes com luzes muito fortes ou muito fracas podem comprometer a beleza da casa.

Existem, também, inúmeros tipos de luminárias, abajures, lustres e lamparinas que podem deixar o local mais bonito, adaptando-se aos diferentes cômodos da casa.

Por isso, a dica é escolher uma iluminação que torne o local mais agradável. Em salas, por exemplo, lustres funcionam muito bem, utilizando sempre lâmpadas com boa luminosidade.

Nos quartos, abajures com uma luminosidade mais amena acabam se tornando uma opção muito boa também.

Como cada caso é um caso, escolha o tipo de iluminação que harmonize melhor com cada ambiente da casa.

9) Utilize objetos decorativos

Desde que utilizados de forma equilibrada, os objetivos decorativos são importantes aliados na busca por uma decoração bonita.

Quadros de época, retratos e fotos são alguns exemplos de objetos decorativos que conseguem deixar a casa mais bonita, com um toque pessoal.

Uma foto da família reunida, por exemplo, possui um valor sentimental muito grande. Portanto, coloque-a em uma moldura que se adapte à decoração da casa e deixe o ambiente com o SEU toque pessoal.

10) fujas dos contrastes

Essa é uma daquelas dicas de decoração ‘coringas’, que vale para qualquer ocasião.  É importante sempre estar atentos aos contrastes ao realizar a decoração da casa.

Logo, evite mudanças decorativas muito drásticas. Por exemplo: imagine que sua sala tenha um conjunto estofado marrom, uma estante bege, uma parede vermelha, um piso preto e cortinas amarelas.

Percebe como essa confusão decorativa pode prejudicar a decoração do ambiente?

É justamente esse tipo de contraste decorativo que as pessoas devem evitar no momento em que for decorar a casa.

Dicas de decoração: como deixar sua casa mais bonita