Decorando a área externa de casa: conheça as melhores dicas

Através deste artigo, saiba como decorar a área externa da casa com dicas e sugestões que vão te ajudar

Quando falamos em decorar a casa, à nossas mentes aparecem imagens de salas imponentes, cozinhas modernas, quartos aconchegantes, etc. Contudo, existe outra parte do imóvel igualmente importante e que merece total atenção: a área externa de casa.

Uma casa bonita e elegante passa invariavelmente por uma área externa tão agradável quanto outros ambientes da casa.

Por esse motivo, ao reformar ou decorar a casa, atentar-se também as partes externas é essencial.

Por que devo dar atenção à área externa da casa?

A área externa de qualquer imóvel é, geralmente, um espaço mais dedicado ao lazer, seja para fazer um churrasco com os amigos ou para as crianças jogarem bola.

Portanto, uma atenção especial ao reformar e decorar a parte de fora da casa se faz necessário.

Por isso, tendo em mente a importância de uma casa bonita e elegante em casa um dos ambientes, listamos algumas dicas que podem ajudá-los no momento em que forem reformar e decorar a área externa da casa.

1) Decorando a área externa de casa: revestimentos

A decoração da parte externa da casa não é uma tarefa tão simples. É preciso estar muito atento aos detalhes, já que estamos falando de um espaço que fica constantemente exposto ao excesso de sol e intempéries da chuva.

Por isso, ao escolher o revestimento ideal para decorar a área externa da casa, coloque todas essas variáveis na balança para chegar a uma decisão acertada.

Uma dica é optar por revestimentos mais resistentes, com ótima relação custo-benefício.

No mercado, existem algumas opções que se destacam das demais, como: deck de madeira, pisos pedra e revestimento em jardinagem.

Deck de madeira

Revestimentos em madeira são sempre um charme a parte, mesmo em ambientes internos da casa, como salas e quartos.

Saiba, portanto, que os decks de madeiras são ótimas opções de revestimento, já que dão à área externa da casa um toque moderno e natural ao espaço, de modo a torná-lo mais agradável de estar.

Em quintais com piscinas, por exemplo, o deck de madeira orna muito bem, deixando o espaço com um toque gourmet lindo, capaz de chamar a atenção de qualquer pessoa.

Piso pedra

Os pisos pedras são outro tipo de revestimento que combinam perfeitamente com a parte externa da casa. Não à toa, são revestimentos tidos como referência no mercado decorativo de ambientes abertos.

A grande vantagem do piso pedra tem relação com sua durabilidade e funcionalidades. Por serem pedras naturais, esse tipo de revestimento tem uma excelente durabilidade.

Quanto às funcionalidades, por estarem em ambientes externos, alguns tipos de pisos pedra tornam-se uma ótima alternativa, já que absorvem a umidade, assim como possuem um antiderrapante natural, perfeito em dias de chuvas ou para donos de piscinas.

Alguns modelos comuns de piso pedra são: Pedra Mineira, São Thomé e Miracema.

Revestimento em Jardinagem

A jardinagem pode, sim, ser considerada um excelente tipo de revestimento para decorar a área externa da casa.

O verde natural é sempre um chamativo interessante, capaz de criar nos espaços abertos uma sensação ótima de frescor e proximidade com a natureza.

Pode-se utilizar tranquilamente a grama, de preferência natural, para revestir o quintal todo ou algumas partes dele.

Outra opção interessante é criar um muro verde, revestindo a área externa da casa com o verde natural.

Confira alguns tipos de plantas perfeitos para revestir os muros de casa:

  • Falsa-vinha;
  • Unha-de-gato;
  • Hera;
  • Tumbérgias.

Cada uma dessas plantas para muro de jardim são ótimas para deixar o espaço aberto de casa mais agradável, bonito e elegante.

2) Decorando a área externa de casa: Mobiliário

Uma vez escolhidos os tipos de revestimentos para decorar o ambiente aberto da casa, chegou o momento de definir o mobiliário externo.

Um quintal ou varanda sem móveis torna-se apenas um espaço mal aproveitado. Por isso, é preciso tornar o ambiente funcional, útil e mais interessante.

Imagina fazer um churrasco e não ter onde sentar, por exemplo.

Por essas e outras que mobiliar a área externa da casa é tão importante.

Conheça alguns tipos de móveis perfeitos e que não podem faltar ao decorar a área externa da casa.

Poltronas e sofás

Engana-se quem pensa que as poltronas e sofás só podem ser utilizados na decoração da sala. Saiba que ambos funcionam perfeitamente na decoração de varandas e quintas.

Inclusive, alguns tipos de móveis são feitos justamente para ambientes abertos, sendo resistentes as ações da chuva e do sol.

No mercado, existem poltronas e sofás feitos em fibra sintética, que além de serem resistentes, possuem um toque moderno interessantíssimo, trazendo mais vida e conforto à decoração externa da casa.

Há ainda opções de poltronas e sofás em madeira, que são igualmente bonitos e chamativos.

Mesas

O que seria de um churrasco ou refeição ao ar livre sem uma linda mesa na decoração do quintal ou varanda de casa?

Mesas são itens decorativos essenciais para deixar o ambiente mais bonito e, claro funcional, ideal para servir diferentes tipos de refeições, desde um simples churrasco de final de semana até a um jantar em comemoração a uma data comemorativa.

Vasos

Sim, novamente o toque natural das plantas entra em cena na decoração dos ambientes externos da casa.

É inegável que um ambiente com mais verde torna-se mais bonito. Por isso, opte por decorar o espaço com vasos, desde os menores até os maiores. Apenas tome cuidado com os excessos.

Dicas bônus: mobiliário sob medida

Para deixar o ambiente ainda mais bonito e com os espaços melhores aproveitados, uma dica de ouro é escolher decorar o ambiente com móveis sob medida.

Os móveis feitos sob medida garantem um ambiente mais otimizado, funcional e, claro, mais bonito e aconchegante.

 

Decorando a área externa de casa: conheça as melhores dicas