Confira os 7 estilos de decoração de interiores mais requisitados do momento

Você é daqueles que não pode entrar em uma loja especializada em decoração de interiores, que já passa a fazer planos e imaginar os ambientes de sua casa com outra cara? Pois bem, sabemos que renovar é uma delícia, mas são tantas opções decorativas, que nem sempre sabemos por onde começar.

Desse modo, separamos 7 estilos mais cobiçados do momento, com objetivo de explicar a vocês sobre as diferenças entre os principais estilos de decoração. Assim, quando chegar o momento apropriado para inovar, você fará uma escolha assertiva e não se arrependerá de investir em uma decoração que tem tudo a ver com a sua personalidade.

1) Decoração Minimalista

Após a Segunda Guerra Mundial, o minimalismo surgiu para “ensinar” as pessoas da época a viverem apenas com o que fosse necessário. Sem luxo e aderindo somente ao mínimo de peças na decoração, porém sem deixar de prezar por um ambiente agradável.

No Brasil, o estilo minimalista se desenvolveu a partir da década de 80, oferecendo beleza e praticidade, um dos motivos que tornaram a decoração minimalista queridinha por muita gente. Afinal, sua característica principal é a funcionalidade.

Por outro lado, há quem diga que a decoração é dramática e apagada, já que as cores utilizadas são básicas e neutras, se resumindo em branco, preto e cinza.

Contudo, basta saber a maneira correta de equilibrar os detalhes com tonalidades diferentes para dar um contraste. Embora seja uma decoração “simples”, os móveis são elegantes e os acessórios marcantes para dar vida ao local, tornando o estilo único e sofisticado.

 

 

2) Decoração Retrô

A decoração retrô é um das prediletas quando o assunto é decoração. Essa tendência sobreviveu durante várias décadas e faz sucesso até os dias atuais.

Para os apaixonados por estilos dinâmicos, ela é a melhor indicação, apresentando ilustrações vintage e texturas aveludadas, causando um grande impacto visual.

Além disso, o estilo possibilita a mistura de cores neutras e vibrantes, como também diversas formas e materiais, como espelhos com dimensões distintas, sofás longos, poltronas arredondadas, quadros de arte, estampas hollywoodianas, entre outros.

 

 

3) Decoração Rústica

Também conhecido como “estilo country”, esse tipo de decoração representa um estilo originário da vida rural, trazendo o frescor e leveza da natureza. Sabe aquelas decorações onde o tijolo está aparente? O estilo rústico é marcado não só pela madeira, mas faz parte a presença de móveis antigos e visivelmente desgastados acompanhados de revestimentos de vinil ou que remetem à alvenaria, predominando cores inspiradas em elementos naturais, como tons pastéis, cinza e estampas florais.

A decoração rústica é capaz de dar um aspecto charmoso e aconchegante ao lar, podendo inserir objetos decorativos artesanais ou até mesmo retratos clássicos, quadros de paisagem e murais.

 

 

4) Decoração Clássica

O estilo clássico surgiu através da arquitetura da Grécia e Roma. Sempre na moda, a decoração clássica nunca está ultrapassada. Esse requinte exige ambientes totalmente ou parcialmente brancos. Mas é importante destacar que para aplica-lo, você deve ter um espaço amplo e alto, pois as peças e o mobiliário são bem espaçosos.

Nele, são utilizadas junto à predominância dos elementos brancos, madeiras nobres como nogueiras, cerejeiras e mognos. Os adeptos ao estilo podem apostar em elementos diversificados e tonalidades puxadas para o tom do castanho, bege ou creme, contanto que mantenha a harmonia. No cenário também pode ser incluído papéis de parede, rodapés, colunas, molduras, antiguidades, tapeçarias, lustres, cristais, porcelanas,  etc.

 

 

5) Decoração Industrial

Originada de Nova York, entre a década de 50 e 70, onde as pessoas transformavam um galpão velho em lofts modernizados e encantadores. A decoração industrial tem sido cada vez mais visto na sociedade contemporânea, inclusive no Brasil. Nesse estilo, há um contraste entre a simplicidade e elegância.

Para dar o charme do estilo industrial a sua casa, nem precisa de muito. Você pode dar atenção a pequenos detalhes que no final farão toda diferença. Janelas grandes para entrada de luz natural, luminárias suspensas, combinação de eletrodomésticos de aço inox e elementos cor cores vibrantes são ideais.

 

 

6) Decoração Romântica

Quando falamos em decoração romântica, os traços curvilíneos são essenciais. Além do mais, o quarto é o principal ambiente que merece atenção e cuidado para atender os requisitos exigidos pelo estilo. Penteadeiras com espelho, flores decorativas, camas com cabeceiras de luxo, tule sobre camas, detalhes em ferro, etc.

O estilo romântico é antes de mais nada, sofisticado e cheio de classe. Composto por peças bem trabalhadas, estofados, tonalidades suaves, estampas florais, listradas e xadrezes. Tecidos de seda, rendas, tricôs e veludos. Em relação as cores, os tons neutros são mesclados a detalhes com cores marcantes, como o rosa, o lilás, o azul e o amarelo, mantendo o romantismo.

7) Decoração Moderna

Também chamada de decoração contemporânea tem alguns pontos em comum com a decoração clássica, começando pelas cores. Ela é caracteriza por móveis largos e espaçosos, superfícies lisas, materiais em inox, madeiras com excelente acabamento em tonalidades claras ou escuras.

O estilo usufrui de texturas e cores, mantendo o equilíbrio por meio de toques neutros e refinados. Persianas e cortinas feitas de panos leves, formas geométricas, além de detalhes coloridos para neutralizar o local.

 

 

Qual a melhor maneira de garantir o estilo adequado para minha casa?

O primeiro passo é decidir qual estilo é a sua cara. Depois é preciso procurar ajuda de uma empresa que entenda de decoração e planejamento como ninguém. Faça uma rápida pesquisa no Google e confira os primeiros sites. A união de móveis planejados altamente qualificados, que se destacam pelo design inovador e possuam preços acessíveis ao consumidor deve ser fundamental para sua escolha.

Você também pode verificar o endereço e conferir os materiais pessoalmente, que tal? Nunca é tarde para realizar a decoração de interiores do seus sonhos.

E aí, gostou de saber sobre os estilos mais requisitados do momento e suas diferenças? Agora você pode começar a pesquisar pela loja especialista. Já sabe qual escolher? Qual tem mais a ver com sua personalidade? Conta pra gente! Aproveite e leia também como renovar a casa.

 

Confira os 7 estilos de decoração de interiores mais requisitados do momento