Como limpar a área externa da casa: conheça os melhores truques e dicas

Através deste artigo, descubra como limpar a área externa da casa com truques e dicas excelentes

Todas as partes da casa merecem atenção no momento da limpeza, e isso inclui, claro, a área externa da casa. Muitas pessoas cometem o erro de achar que o lado de fora da casa não carece de tanta atenção.

É importante saber, assim, que uma casa com a área externa suja e mal cuidada pode causar uma sensação de desleixo, sobretudo quando há visitas na casa. Além disso, é importante limpar a área externa da casa, pois é um ambiente muito valorizado e que pode ser explorado de diversas, como em prol do lazer e da diversão, criando um espaço para piscina, churrasqueira e afins.

Então, tendo em mente tudo o que foi dito, listamos algumas dicas excelentes de como limpar a área externa da casa, pronta para chamar os amigos e familiares para uma confraternização.

1) Tire tudo que não deveria estar na área externa

A primeira coisa que você deve fazer é remover tudo que não deve ficar no quintal.

Mas o que exatamente não deveria estar no quintal?

Pense na área externa da casa como qualquer outro cômodo. Portanto, não deixe no quintal, por exemplo, lixo, equipamentos e móveis quebrados e qualquer outra coisa que não possua serventia.

A área externa da casa deve ser vista como um ambiente harmonioso e agradável de estar, por isso a limpeza periódica se faz necessária.

2) Comece varrendo e lavando 

O primeiro passo para deixar a área externa mais limpa e organizada é varrer e lavar todo o local. Pode parecer simples, mas muitas pessoas pulam etapas evidentes como essa.

Mas eu posso lavar e varrer a parte externa independentemente do piso e revestimento?

A resposta é não, já que, de acordo com o piso, os cuidados variam.

Caso você tenha pisos pedra como revestimento, a dica é lavar a superfície por parte, nunca por completo.

Ao lavar por completo o local, o piso pedra tem maiores chances de absorver a água suja da limpeza da área. Por isso, recomenda-se limpar em partes pequenas: lave, jogue sabão e enxágue rapidamente o local. Feito isso, continue o processo em toda a área externa.

Já para a limpeza de superfícies concretadas e revestidas com cerâmica, por exemplo, a limpeza é mais simplificada. Pode-se lavar a região por completo, usando sabão, detergentes e quaisquer produtos específicos para o tipo de revestimento.

3) Saiba onde começar a lavagem

Uma das coisas que você deve ter em mente ao realizar a lavagem da área externa casa é saber por onde começar a limpeza.

Primeiro de tudo, lave sempre a região sempre no sentido em que a água sujas será escoada. Isto é, comece a limpeza da região mais distante e vai limpando até a área em que a água suja escorrerá.

Dessa forma, não há trabalho redobrado, evitando que a água suja entre em contato com regiões que já foram limpas.

Importante: Ao limpar a área externa da casa, tome cuidado com churrasqueira e piscina.

Comece a limpeza pela churrasqueira. Você não vai querer limpar toda a parte externa e, ao lavar a churrasqueira, sujar tudo de novo.  Por isso, caso tenha uma, comece a limpeza por ela.

Quanto às piscinas, ao lavar a região, apenas tome cuidado para não sujar a água limpa da piscina com a sujeira removida da área externa da casa.

4) Tire os móveis para efetuar a limpeza 

Dependendo da viabilidade, sempre se recomenda tirar os móveis para efetuar a limpeza.

A limpeza será muito mais fácil ao tirar os móveis do ambiente. Além disso, dependendo de como você limpar o local, com produtos específicos, há o risco de danificar o mobiliário.

Portanto, por via das dúvidas, evite dar quaisquer chances ao azar, tire a mobília antes de realizar qualquer limpeza na área aberta da casa.

5) Evite excessos decorativos

Quanto mais itens decorativos na parte externa na casa, mais complicado será a limpeza. Por isso, a dica é evitar os excessos na decoração da área externa.

Por exemplo, sofás, poltronas e mesas são itens lindos e que se são cada vez mais comuns na decoração externa da casa, como já abordamos em um artigo sobre decoração de ambientes abertos.

Contudo, abusar de objetos decorativos, além de poluir o visual do espaço, dificultaria muito a limpeza do ambiente.

Por isso, evite excessos decorativos e com certeza as limpezas rotineiras serão mais descomplicadas.

Deixe o ambiente externo da casa limpo

Pronto, seguindo as dicas acima, com certeza ficará mais fácil deixar sempre limpa e organizada a área externa da casa.

Não tenha mais qualquer tipo de receio. Faça um churrasco em família, chame os amigos e curta a área aberta da sua casa da melhor forma possível.

 

Como limpar a área externa da casa: conheça os melhores truques e dicas