Como deixar seu escritório mais organizado e bonito

Através deste artigo, saiba como deixar seu escritório mais organizado e bonito com dicas úteis

O escritório, seja ele na empresa ou em casa (home office), é um ambiente onde que as pessoas passam boa parte do tempo.

Em média, passamos de 6 a 8 horas trabalhando em escritórios. Para que o tempo nesse espaço seja mais agradável e melhor aproveitado, a dica está na organização e beleza.

Um escritório mais organizado e bonito garante um ambiente de trabalho, de estudos e de concentração muito mais prazeroso de estar. Afinal, ninguém deseja passar boa parte do tempo em um local desagradável e desconfortável, certo?

Por isso, tendo em mente a relevância deste tema, resolvemos responder de uma vez por todas a questão: como deixar meu escritório mais organizado e bonito?

1) Torne o escritório um ambiente mais funcional

A primeira dica que separamos tem a ver com as funcionalidades do escritório. Então, para criar um ambiente mais funcional existem algumas dicas ótimas, que com certeza vão ajudar a tornar o espaço mais otimizado.

Saiba que o mobiliário sob medida é uma excelente forma de fazer com que o espaço fique mais funcional, agradável e, claro, mais bonito.

Isso se deve ao fato de que um ambiente com móveis sob medida é melhor aproveitado, já que o mobiliário se ajusta a cada curva e espaço do escritório.

Os móveis podem ser utilizados tanto para ambientes pequenos como grandes, ajustando-se perfeitamente às demandas, preferências e necessidades de cada pessoa.

Com um ambiente de trabalho ou de estudos mais funcional e moderno, com certeza a tendência é realizar as tarefas com mais tranquilidade e facilidade.

2) Organize o ambiente de uma vez por todas

A organização do escritório é extremamente importante para o dia a dia. Imagine ter que procurar por um arquivo ou documento e não encontrar devido a desorganização? Seria muito ruim, não é mesmo.

Portanto, a dica é organizar o ambiente do escritório o máximo possível. Separe cada um dos arquivos na ordem que for mais conveniente (por data, por ordem alfabética, por tipo de contrato, por tipo de serviço etc).

Com certeza o trabalho no escritório ficará mais fácil, uma vez que o ambiente está mais organizado.

Uma forma de melhorar a organização do escritório é contar com armários para o armazenamento dos arquivos. Já no computador ou notebook, separe tudo em pastas.

A dica é organizar o escritório (armários, gavetas, arquivos no computador) de uma forma que facilite no momento em que for procurar por algo.

PS: é importante dizer que, quando falamos sobre a desorganização do ambiente, não estamos necessariamente falando de algo relacionado à bagunça ou sujeira do ambiente.

Um ambiente organizado tem relação com a forma em que os documentos e arquivos são distribuídos no escritório.

3) Opte pelo conforto do ambiente

Por se tratar de um espaço onde as pessoas passam boa parte do tempo, o conforto no escritório se faz necessário.

Então, opte por cadeiras que sejam confortáveis e que não causem dores eventualmente.

Existem no mercado, por exemplo, cadeiras ergonômicas, que prezam pelo conforto ergonômico das pessoas.

Além disso, cadeiras com ajuste de altura são imprescindíveis, já que é extremamente importante garantir que as pessoas se ajustem aos seus respectivos postos de trabalho no escritório, ficando sempre na mesma altura que o monitor do computador ou notebook.

4) Cuide da beleza do seu escritório

Parte importante de um escritório mais agradável passa diretamente pela beleza do ambiente. Afinal, de nada adiante ter um espaço organizado e funcional sem a beleza para completar.

Não seria nem um pouco prazeroso estar em um ambiente desleixado, que apesar da organização excelente, aparenta ser feio.

Para deixar o ambiente mais bonito, uma excelente dica é contar com uma decoração renovada.

Para que isso seja possível, experimente pintar o espaço com cores e revestimentos em tons mais leves.

Cores mais suaves passam mais tranquilidade e serenidade ao espaço do escritório, além de criar a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.

Alguns outros itens decorativos podem ajudar a aumentar a beleza do escritório. Por exemplo: quadros, paredes personalizadas com adesivos ou pinturas estilizadas.

5) Invista na privacidade do seu escritório

Para deixar escritório mais bonito e organizado, uma excelente dica é contar com um ambiente mais privativo.

Para janelas e portas de vidro, uma excelente dica é apostar nas películas. Além de deixar o ambiente mais confortável do ponto de vista da privacidade, algumas películas conseguem conter calor, de modo a tornar o ambiente mais fresco.

Há, ainda, a opção de personalizar as películas com a marca da sua empresa. Além de tornar o local mais privativo, essa é uma excelente maneira de fortalecer a identidade visual do seu escritório.

PS: é importante escolher películas mais claras, para que o espaço não fique muito escuro.

Outra dica relacionada à privacidade do escritório está na instalação de cortinas.

As cortinas (ou persianas) deixam o ambiente com muito mais privacidade, com o bônus de tornar o escritório muito mais elegante e, claro, mais bonito.

6) Personalize o escritório com a sua cara

Parte essencial para responder a pergunta “como deixar seu escritório mais organizado e bonito” está na personalização.

Uma excelente forma de deixar o escritório um pouco mais com a sua cara é colocar algumas fotos pela mesa de trabalho, por exemplo.

Essas recordações acabam tornando o espaço mais familiar e aconchegante, de forma a criar um ambiente mais tranquilo e relaxante. Outros itens pessoais podem ajudar a personalizar o ambiente, deixando-o com a sua cara, como brinquedos dos filhos, objetos com valores sentimentais e muito mais.

7) Iluminação é tudo

Um ambiente bem iluminado é outra forma de tornar seu escritório mais organizado e bonito, já que ambientes escuros ou com luz em excesso não são os mais recomendados.

Uma dica para melhor a iluminação é adquirir lâmpadas LED, cujo desempenho é ótimo. Esse tipo de lâmpada, inclusive, gasta muito menos que os modelos concorrentes, como as fluorescentes.

Outro importante fator para investir em iluminação está relacionado ao desempenho. Quem trabalha em um escritório bem iluminado tende a render mais, uma vez que não há dificuldades para enxergar o teclado, o monitor e afins.

Além do aspecto visual, investir em iluminação é uma forma de se ajustar as normas em vigência exigidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Ter um ambiente de trabalho bem iluminado é lei, e por isso quem é dono de escritório deve sempre estar atento a isso.

 

Como deixar seu escritório mais organizado e bonito