Como decorar cada ambiente da casa?

Saiba como decorar cada ambiente da casa com dicas e sugestões incríveis e que vão te surpreender

Decorar a casa não é uma tarefa das mais simples. É preciso cuidar de cada detalhe, de cada móvel, de cada objetivo decorativo, a fim de deixar o imóvel com a nossa cara.

É importante dar sempre atenção à decoração, uma vez que uma casa harmoniosa no aspecto decorativo é sempre um charme a parte, que atrai a atenção de qualquer um. Afinal, convenhamos, morar em um ambiente bonito significa acordar todos os dias com muito mais prazer e satisfação.

Tendo tudo isso em mente, listamos algumas dicas extremamente úteis para ajudar na decoração de cada ambiente da casa.

1) Decorando a sala

A sala é geralmente o primeiro cômodo que as pessoas se deparam a entrar em uma casa. Por esse motivo, é importante deixar esse ambiente o mais agradável e receptivo possível.

Ao decorar a sala, lembre-se sempre de valorizar o ambiente. Em espaços menores, pede-se uma decoração mais otimizada; em espaços maiores, a liberdade decorativa é maior, podendo brincar mais com a decoração.

Revestimento

A sala é um ambiente em que há uma grande variedade de revestimentos que podem deixar o ambiente bonito e agradável.

No chão, revestimentos em madeira, como os pisos vinílicos e laminados, podem ser uma alternativa agradável, além dos já conhecidos pisos em cerâmica, porcelanato, assoalhos etc.

Nas paredes, partes revestidas com pedras naturais podem oferecer uma beleza natural interessante, tornando-se uma boa alternativa às pinturas comuns.

Caso opte por pintar as paredes, uma ótima opção é escolher cores claras, já que elas favorecem a iluminação natural e passam a sensação de um ambiente maior do que realmente é – essa é uma ótima dica para salas pequenas.

Mobiliário

No que se refere ao mobiliário, móveis sob medida são sempre uma opção interessante, sobretudo em ambiente menores, onde a otimização se faz mais necessária – inclusive, essa dica vale para praticamente todos os cômodos.

O mobiliário sob medida torna o espaço mais harmonioso, conversando melhor com o espaço da casa, saindo da decoração engessada dos móveis pré-fabricados.

Em salas maiores, uma ótima alternativa é optar por móveis, principalmente sob medida, que visem maior conforto aos moradores. Afinal, já que o espaço disponível para decorar é grande, deve-se utilizar isso em prol de um espaço confortável o suficiente.

Objetos decorativos

Quanto aos objetos decorativos, é importante dizer abusar deles pode ser um erro, já que isso pode comprometer a decoração da sala, poluindo-a com o excesso de informação.

Quadros, plantas, livros, tapetes, lustres são apenas alguns exemplos de objetos decorativos perfeitos para deixar a decoração da sala ainda mais bonita e atraente.

2) Decorando a cozinha

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, já que ela pode ser considerada a alma da casa.

Não à toa, investir na decoração da cozinha é muito importante, sobretudo para quem deseja ter a casa dos sonhos,

Revestimento

Quanto ao revestimento da cozinha, existem no mercado opções interessantes, que podem deixar o ambiente de acordo com seus gostos e preferências.

Os ladrilhos hidráulicos são uma tendência do mercado, sendo utilizada em inúmeras cozinhas, tanto como revestimento de parede, como revestimento de chão.

Além dos ladrilhos, a cerâmica tradicional, em peças grandes ou pequenas, é sempre uma ótima alternativa. Há ainda quem prefira a elegância dos granitos e a modernidade das pastilhas.

Independentemente do material, o importante é ter a cozinha dos sonhos. Cabe a você escolher o revestimento que faz mais o seu estilo.

Dicas de decoração: como deixar sua casa mais bonita

Mobiliários

Quanto falamos do mobiliário, é muito importante  que a cozinha seja funcional, de forma a facilitar as tarefas domésticas diárias.

Um mobiliário funcional auxilia em atividades simples, como lavar a louçã ou guardar os pratos.

A dica é optar por mobiliar a cozinha de uma forma mais funcional, que valorize o espaço. De nada adiantaria, por exemplo, colocar armários muito grandes em um lugar pequeno.

Decore de uma forma que vá facilitar o seu dia a dia. Uma ótima dica, como na sala, é optar por móveis feitos sob medida. Dessa forma, com certeza o resultado será um espaço melhor otimizado, tanto em ambiente pequenos (principalmente) como em ambiente grandes.

Objetos decorativos

Decore sua cozinha de acordo com a realidade. Em espaços reduzidos, evite, claro, aparelhos grandes, como geladeiras e fogões.

Opte sempre por objetos e aparelhos que possam valorizar o espaço, sem comprometer a circulação e as tarefas diárias.

Confira algumas fotos para inspirar sua decoração de cozinha

3) Decorando os quartos

Ao decorar os quartos, a dica é escolher deixar o ambiente o mais confortável possível. Afinal, estamos falando de um ambiente onde passamos boa parte do tempo, seja dormindo, vendo série ou filme ou lendo um livro.

Por isso, a dica de ouro ao decorar o quarto é optar pelo conforto.

Revestimentos

 no quarto, um ótimo truque é escolhe revestimentos que deixem o espaço mais aconchegante.

Portanto, uma maneira de atingir esse objetivo é escolher cores quentes, calmas e em tons claros. A sensação será de um espaço mais aconchegante e agradável de estar.

No piso, os assoalhos são sempre uma opção ótima, já que o tom marrom natural da madeira passa mais aconchego e tranquilidade.

Mobiliário

No quarto, a dica é optar pelo essencial. Portanto, ao mobiliar esse cômodo da casa, priorize sempre o conforto.

Cama, guarda roupas, mesa para leitura/estudo e um espaço para TV são exemplos de itens essenciais para criar um quarto agradável.

Os móveis sob medida, como já dissemos, podem ser uma opção excelente para aproveitar melhor os espaços disponíveis.

Objetos decorativos

Existem ótimos objetos decorativos que são perfeitos para quartos, como abajures, quadros e tapetes.

Os abajures são ótimos para realizar uma leitura noturna, por exemplo, sem a necessidade de ter uma iluminação em todo o ambiente.

Essa luz direcionada oriunda do abajur facilita a leitura, sem causar tanto cansaço visual. Certifique-se apenas de que o livro esteja bem iluminado.

Os quadros são uma opção excelente para deixar o espaço mais agradável, com um toque mais pessoal e com a sua cara. Além disso, eles são uma maneira eficiente de dar mais vida à decoração.

Como decorar cada ambiente da casa?