Como cuidar do seu estofado? Conheça as melhores dicas

Saiba valiosas dicas sobre como cuidar do seu estofado; confira também algumas medidas preventivas 

No dia a dia, é extremamente comum lidarmos com algumas situações complicadas, como sujeiras e manchas no sofá, nas poltronas etc.

Somente quem já passou por uma situação como essa sabe como é difícil realizar uma limpeza adequada nesse tipo de tecido, não é mesmo.

Afinal, existem diversos tipos e modelos de estofados, cada um com suas texturas e especificidades. Isso acaba tornando a limpeza ainda mais complicada.

É importante dizer que os estofados (como cadeiras, sofás e afins) são indispensáveis na rotina diária. Por esse motivo, a limpeza rotineira se faz necessária.

Imagine receber uma visita e não ter como limpar a tempo o estofado? Seria desagradável, não?

Pensando nisso, listamos algumas valiosas dicas sobre como cuidar do seu estofado de forma simples e objetiva. Confira!

1) Identifique o nível da sujeira

Ao se deparar com o estafado sujo, independentemente da forma como aconteceu, é preciso analisar friamente como está o nível de sujeira.

Como assim analisar o nível de sujeira?

Simples, é preciso identificar se a sujeira é superficial ou mais profunda. Dependendo da bagunça, a abordagem na hora da limpeza deve ser outra.

Sujeira rala (superficial)

 

A sujeira superficial é aquela caracterizada por uma limpeza mais fácil. Talvez um pano umedecido resolva, às vezes, uma aspiração para remover o pó também atenda as necessidades.

De modo geral, como dissemos, a sujeira superficial é a mais descomplicada, contudo, é, também, a mais recorrente no dia a dia.

Embora seja uma sujeira simples, ainda sim é preciso ter alguns cuidados. Então, evite produtos com cloros ou até mesmo molhar o estofado sem a devida orientação.

É possível que a superficialidade da sujeira se transforme em algo mais profundo. Por isso, esteja sempre atento.

Sujeira pesada (profunda)

A sujeira profunda no estofado oferece muitas dores de cabeça. E há um motivo para isso: a limpeza é mais complicada.

Derrubar um copo de café ou refrigerante no sofá, por exemplo, pode causar muitos problemas e dores de cabeça.

Mas como posso limpar? O que faço agora? O que devo fazer?

Em casos em que a sujeira é mais profunda, recomenda-se o auxílio de profissionais, já que isso evita danos ainda maiores ao estofado, além de garantir um resultado muito mais eficiente.

Inclusive, é muito comum as pessoas utilizarem muitos produtos na limpeza caseira. Infelizmente, isso pode colocar em xeque a qualidade e beleza do estofado, caso durante a limpeza dê algo errado.

Isso acontece geralmente por desconhecer a composição dos produtos de limpeza, o que acaba culminando em manchas que comprometem o estofado.

Então, caso tenha que lidar com uma sujeira mais profunda, não queira correr riscos, busque o auxílio profissional de uma empresa especializada em limpeza de estofados.

2) Evite soluções milagrosas

As soluções milagrosas não são as mais ideais, já que isso pode acabar prejudicando ainda mais o estado do estofado.

Misturas e receitas caseiras com diversos ingredientes são alternativas em situações extremas, apenas.

Por exemplo: caiu café e comida no sofá. Em um caso como esse, é preciso limpar profundamente o estofado, como uma solução sintomática ao problema.

Posteriormente, avalia-se o estado em que o sofá se encontra. Caso esteja tudo em ordem, deu tudo certo com a limpeza milagrosa.

Caso tenha ficado alguns resquícios da limpeza, como manchas, a melhor coisa a se fazer é procurar fazer uma limpeza mais qualificada, com a ajuda de profissionais, ou até mesmo adquirir novos estofados pode ser uma opção viável.

 3) Limpe o sofá com as ferramentas ao seu alcance

Caso queira dar aquela limpada no sofá para receber os amigos ou familiares, utilizar as ferramentas à disposição é uma ótima dica.

Um truque fácil é usar o aspirador para remover o excesso de sujeira, como restos de comida, pelos de animais domésticos, poeiras e muitos mais.

Ao aspirar seu sofá ou poltrona,  remove-se fungos e ácaros causadores de problemas nas vias respiratórias.

Para quem possui problemas como renite e sinusite, a aspiração periódica é ainda mais recomendada, inclusive.

Utilize, também, panos levemente umedecidos para tirar o excesso da poeira. Isso complementa a aspiração e assegura um resultado mais próximo do ideal.

É possível contar com o auxílio de um sabonete neutro para realizar a limpeza. Então, faça um pouco de espuma, espalhe no local desejado com delicadeza, tomando sempre o cuidado para não molhar o estofado, e limpe com o auxílio de um pano seco.

Para deixar o estofado com um cheiro mais agradável, opte por perfumes específicos para esse tipo de tecido. O odor agradável ajudará a melhorar o estado do estofado, sobretudo o sofá, que é onde recebemos as pessoas.

4) Medidas preventivas para cuidar do seu estofado

Além das dicas voltadas à limpeza, existem dicas voltadas à prevenção, de forma a cuidar do seu estofado.

As medidas preventivas são excelentes maneiras de aumentar a vida útil do estofado, deixando-o por mais tempo bonito e aconchegante.

Conheça agora algumas recomendações para manter seu estofado sempre em boas condições de uso.

  • Evite produtos com cloro ao realizar a limpeza do estofado
  • Não coma no sofá
  • Evite o contato de calçados com o estofado do sofá ou da cadeira

Importante: caso você tenha um animal de estimação, lembre-se de cobrir o estofado ou até mesmo evite o contato do bichinho de estimação.

Os pelos deixados pelo animal e, às vezes, manchas de patas podem ser uma combinação desagradável para qualquer estofado, sobretudo os com cores mais claras.

5) Busque auxílio profissional

Nada supera uma limpeza de estofado profissional. Os resultados são melhores e não há danos ao estofado.

No mercado, atualmente, utiliza-se muito a lavagem a seco. Essa técnica é eficiente e oferece um resultado final excelente. A impressão é, inclusive, que o estofado está novo.

Esse tipo de limpeza é recomendada para tratar sujeiras mais profundas no estofado. Devido o difícil acesso à sujeira, técnicas caseiras e limpezas superficiais não dão conta do recado.

Caso nada consiga deixar seu estofado bonito novamente…

Infelizmente, há casos em que o estafado dificilmente pode ser recuperado, mesmo com todas as dicas de limpeza acima. Por isso, o ideal em casos em que não há qualquer chance de recuperação é adquirir novos estofados.

Há muitas vantagens, claro, em obter novos estofados, como renovar a decoração da casa.

Quem não gosta de móveis novos? Todos nós amamos, com certeza.

Portanto, muitas vezes se desfazer de um estofado antigo não é uma má ideia, uma vez que casas com móveis novos são muito mais agradáveis e bonitas, sem contar que repaginar a decoração é algo sempre bem-vindo.

Então, tendo tudo isso em mente, uma ótima dica é optar por estofados e móveis feitos sob medida, principalmente para as pessoas que querem manter as medidas exatas do estofado antigo, sem comprometer, assim, a decoração do ambiente.

 

Como cuidar do seu estofado? Conheça as melhores dicas