Aprenda a escolher os móveis certos para sua casa

Saiba mais sobre  como escolher os móveis certos para sua casa; conheça algumas dicas e confira algumas referências para se inspirar

Quando enfim chega o momento de dar aquela repaginada na casa, uma dúvida vem à tona: como escolher os móveis certos para cada ambiente da casa?

Essa é uma pergunta pertinente e comum, já que não basta comprar um móvel e pronto. É preciso estar atento ao tamanho, à qualidade, à quantidade de peças, ao espaço disponível para colocar o mobiliário e muito mais.

Decorar a casa com móveis que não realcem a beleza do espaço pode acabar comprometendo toda a decoração do ambiente. Portanto, faz-se necessário estar atento a alguns detalhes no momento em que for escolher o mobiliário certo para sua casa.

1) Busque sempre realçar a beleza do ambiente

Quando for comprar móveis para sua casa, tenha em mente que o objetivo é, além de adquirir um mobiliário bonito e de qualidade, criar um ambiente harmonioso decorativamente, que realce a beleza do espaço.

Suponhamos, por exemplo, que sua casa tenha uma parede na sala revestida com pedras naturais lindas. Não seria interessante adquirir uma estante que ocupe muito o espaço dessa parede, uma vez que isso ocultaria toda a beleza natural do revestimento em pedra.

Vamos para outro exemplo: imagine que sua sala tenha uma porta de vidro grande e imponente. Não seria o mais adequado ocultar a beleza da porta colocando um grande sofá na região de vidro.

Deve-se sempre estar atento ao tamanho, formato e cor dos móveis no momento em que for comprá-los, justamente para não tirar a beleza natural da casa.

2) Móveis sob medida podem ser uma opção interessante

Os móveis sob medida são conhecidos pela sua adaptabilidade aos mais diversos cômodos da casa.

Em outras palavras, estamos falando de móveis que podem ser instalados na sala, na cozinha, no quarto ou até mesmo no banheiro, independentemente do tamanho desses espaços.

Além dessa adaptabilidade, os móveis feitos sob medida possuem uma aparência moderna, que se adapta aos diferentes tipos de decoração na casa.

Isto é, se a sua casa possuir cores mais claras, ter uma iluminação natural ou ser revestida em pedras, o resultado será o mesmo com os móveis sob medida: um ambiente bonito, contemporâneo e extremamente agradável.

3) Móveis para ambientes pequenos

Quando o espaço onde os móveis serão colocados é reduzido, a melhor coisa a se fazer é comprar apenas itens que não comprometam a área de circulação do ambiente, ao mesmo tempo em que deixa mais bonita a casa.

A dica é, portanto, medir todo o espaço, de modo a não cometer erros durante a compra dos móveis.

Além disso, em ambientes menores, infelizmente não há porque encher o local com muitos itens. A melhor coisa a se fazer é investir no básico. Ou, como já diz o ditado: “menos é mais”.

 

4) Móveis para ambientes grandes

Quando o espaço disponível é grande, naturalmente há uma liberdade decorativa maior no que se refere aos móveis da casa.

Portanto, há muito mais opções de móveis e outros objetos decorativos para colocar na casa. Mas, apesar da maior variedade, nem sempre ter um  espaço grande garante que a escolha pelo mobiliário será a mais fácil.

Assim como em espaço menores, é preciso ficar atento a todos os detalhes para que o resultado final seja o melhor possível.

Importante: não é porque o espaço é grande que TODO o local deve ser mobiliado. Ao decorar o ambiente com os móveis, busque um meio termo: nada que ofusque a beleza da casa, assim como é sempre recomendado evitar espaços muito vazios.

5) Busque referências

Uma excelente maneira para não errar na decoração da casa é buscando referências na internet. Muitas vezes o ambiente dos sonhos para nossa casa está a um clique de distância.

Por isso, não hesite em pesquisar. Podemos encontrar na internet, por exemplo, uma linha decorativa que chame sua atenção. Dependendo da loja que você comprar o mobiliário, é possível criar uma decoração parecida ou inspirada na referência que chamou sua atenção.

Além disso, existem aplicativos que podem ajudar a buscar referências de móveis para casa, como o Pinterest.

O Pinterest, para quem não sabe, é um aplicativo focado em imagens, mas um pouco diferente do Instagram.

A ideia é criar uma rede de compartilhamento de imagens, de diferentes segmentos e dos mais diversos  perfis de pessoas.

É possível encontrar desde fotos de penteados de cabelo, tatuagens até ambientes decorados com inúmeros modelos de móveis.

Aproveite e conheça o Pinterest da Spazioarch e fique por dentro das novidades do mercado de mobiliário sob medida.

Aprenda a escolher os móveis certos para sua casa